quinta-feira, 19 de maio de 2011

planeta extra-solar pode ser habitável




Uma equipa de astrofísicos utilizou um modelo teórico que mostra que o planeta extra-solar Gliese 581d pode ter condições para suportar vida. A descoberta, feita por uma equipa liderada por Robin Wordsworth do Centro Nacional para a Investigação Científica da França, foi publicada na revista The Astrophysical Journal Letters.





O Gliese 581d foi descoberto em 2007. O planeta orbita à volta da Gliese 581, uma estrela anã vermelha com pelo menos quatro planetas a orbitar à volta, que está a uma distância de 20 anos-luz, na constelação de balança, na Via Láctea.


Quando os cientistas olharam pela primeira vez para o Gliese 581d, uma mega-Terra com seis vezes a massa do nosso planeta e duas vezes o seu tamanho, os indícios não pareciam favoráveis para a existência de vida.


O astro está na fronteira exterior da região habitável do sistema estelar, onde pode haver água no estado líquido – uma das principais condições que permitiu a existência de vida na Terra. Além disso, só chega menos de um terço da radiação solar que alcança a Terra e pensa-se que o Gliese 581d esteja sempre com o mesmo lado virado para o seu sol.


Estas condições levaram os cientistas a olhar para o astro como um planeta gelado. Mas o modelo climático desenvolvido pela equipa mostrou que as condições podem permitir a existência de água no estado líquido e uma temperatura suficientemente alta para a existência de vida.


“Com uma atmosfera densa em dióxido de carbono, um cenário provável para um planeta tão grande – o clima de Gliese 581d não só é suficientemente estável para evitar o colapso como é suficiente quente para haver oceanos, nuvens e chuva”, explica o comunicado de imprensa do centro.


Apesar de estar relativamente perto da Terra, este sistema estelar é o 18º mais próximo da Terra que se conhece, seriam necessários centenas de milhares de anos para uma nave terrestre com a potência actual alcançar o Gliese 581d.


Para já, espera-se que telescópios mais potentes possam voltar a olhar para este planeta. Os cientistas não pararam nas possibilidades tecnológicas presentes e já desenharam pequenas experiências que poderão ser desenvolvidas nestes telescópios do futuro, para testar o que modelo teórico sugeriu.





Fonte: Publico

domingo, 15 de maio de 2011

Milagre do sol ocorrido em Fatima a 13 de Maio de 2011










João Paulo II, beatificado no dia 1 de Maio, foi especialmente lembrado nas cerimónias de ontem, em Fátima. No momento em que foi iniciada a projecção de um filme sobra a sua ligação à Virgem, no céu surgiu uma auréola feita de arco-íris.




Certamente que os cientistas não terão dificuldade em explicar o fenómeno que se viu ontem na Cova da Iria, contudo a sua interpretação poderá ir mais além se tivermos em conta outros aspectos de cariz espiritual. Façamos uma breve reflexão. Em 13 de Outubro de 1917 houve um acontecimento que Nossa Senhora havia pré-anunciado aos pastorinhos, o milagre do sol, que de facto aconteceu com a finalidade de levar o povo a acreditar na mensagem de Fátima transmitida pela Senhora através dos videntes.




O Papa foi baleado em Roma a 13 de Maio de 1981, fez ontem 30 anos. No ano seguinte visitou o Santuário da Cova da Iria, tendo como motivo principal apresentar o agradecimento à Virgem Maria pela protecção que disse haver recebido. O Papa foi baleado três vezes e afirmou que Ali Agca era um bom atirador e só teria falhado por que a bala foi desviada por intervenção divina. Pormenor não menos importante é que o Papa quando foi atingido segurava uma criança em suas mãos, uma menina de nome Sara Bartoli, a quem nada aconteceu.

João Paulo II teve, durante a sua visita a Fátima em 1982, gestos que marcaram inequivocamente a gratidão para com a Senhora. Lembramos os momentos em que, na Capelinha, de joelhos fez as suas orações diante da imagem de Fátima. Mais tarde ofereceu uma das balas com que foi atingido - está encastoada na coroa que a cinge - cujo significado tem o alcance do martírio dos cristãos, segundo a interpretação do "Homem vestido de branco" em relação às palavras atribuídas a Nossa Senhora que Lúcia transmitiu.

Foi, o agora beato João Paulo II, que no ano de 2000 presidiu em Fátima à beatificação de Jacinta e Francisco, tendo nessa ocasião legado ao Santuário o primeiro anel do seu pontificado. "Totus Tuus" (Todo teu) era a sua divisa. A entrega a Maria estava concretizada nesta peculiar oferta, cujo alcance terá muito a ver com a sua profunda e conhecida ligação à mensagem de Fátima. Todos os factos apontados nos podem levar a interpretar o fenómeno ocorrido ontem como um sinal da graça divina para com aquele que, enquanto sucessor de Pedro, foi intérprete privilegiado dos desejos de Deus para com a Humanidade.


Fonte: Fátima Missionária

sábado, 14 de maio de 2011

Meteorito peculiar com caracteres antigos e incompressiveis





Os investigadores do Krasnoyarsk na Sibéria encontraram o meteorito de nome «Tungus», uma pedra arredondada de quartzo com caracteres antigos e incompressiveis. Segundo os investigadores, esses simbolos antigos foram feitas na superfície do quartzo com a ajuda das reações químicas.



Como informa o correspondete da «IA REGUM-Knews», o presidente do fundo do fenómeno cósmico de nome de Tunguska, Yuri Lavbin disse que, o achado aconteceu perto do rio Podkamennaya Tunguska, na Sibéria, em 2006. Durante meio ano o meteorito foi estudado em Krasnoyarsk e Moscovo. O estudo mostrou que o quartzo tem a concentração duma mistura de substancias cósmicas que, não existe no planeta terra.



Os cientistas dos EUA, da Grã-Bretanha, da França e da Alemanha já se interessaram também pelo meteorito.



Eles pediram que fosse entregue a misteriosa pedra arredondada para investigarem, contudo o Lavbin por enquanto recusa o pedido.








Fonte: CorreiodoBrasil

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Viagens turísticas ao fundo do mar




Depois da indústria da música e da tentativa de colocar pessoas comuns no espaço em voos comerciais, o multimilionário Richard Branson vira-se agora para o fundo dos oceanos, começando na famosa Fossa dasA 23 de Janeiro de 1960, o batiscafo ‘Trieste’ (aparelho tripulado de desenho suíço) desceu na Fossa das Marianas a 10 911 metros de profundidade, recorde que ainda não foi ultrapassado.



Com recurso a um submarino pensado pela indústria de Richard Branson, o piloto Chris Walsh descerá, ainda este ano, à Fossa das Marianas, a 11 033 metros, o local mais profundo de todos os oceanos.



Branson será o piloto do segundo mergulho, que acontecerá na fenda de Porto Rico, a 8605 metros, no Atlântico. Outros mergulhos terão lugar durante os meses seguintes: Molloy Deep no oceano Árctico (5608 metros), Fossa Sandwich do Sul no oceano Antárctico (7235 metros) e Fossa Diamantina no Índico (8047 m).



Esta exploração é pensada para ampliar o conhecimento sobre os ecossistemas únicos e sobre a geologia do fundo dos oceanos.



SUBMARINO DE CARBONO E TITÂNIO



O submarino ‘Deepflight Challenger’ foi originalmente encomendado por Steve Fossett, o sócio de Branson que morreu num misterioso acidente de avião na Califórnia em 2007. Foi construído com oito toneladas de fibra de carbono e titânio, sendo o único veículo que pode suportar a imensa pressão no fundo dos mares, mais de mil atmosferas, 1500 vezes maior do que a suportada por um avião, e foi projectado para, posteriormente, levar turistas aos locais mais remotos de cada oceano. Marianas, no Pacífico, onde o homem chegou apenas uma vez.





Fonte: Correio da Manhã

Esperma como cura para depressão




Um artigo publicado na revista norte-americana 'Popular Science' veio reanimar o debate sobre as propriedades antidepressivas do esperma, que já levou ao afastamento de um investigador por ter sublinhado que esse poderia ser "um presente melhor do que chocolates" no Dia dos Namorados.




Em causa, como lembrou a articulista Jennifer Abbasi, está um estudo conduzido em 2002 na Universidade Estadual de Nova Iorque, em Albany, segundo o qual as mulheres que faziam sexo sem preservativo tinham menor propensão para sofrerem depressões.


Um total de 293 universitárias responderam a questionários sobre as suas vidas sexuais, tendo as respostas indicado uma grande diferença na incidência de depressões entre as mulheres que faziam sexo desprotegido e todas as outras.


Pelo contrário, eram poucas as diferenças entre as que usavam preservativo e aquelas que simplesmente não tinham relações sexuais, indiciando que a abstinência sexual não chegava para explicar o fenómeno.


Segundo os investigadores, estarão em causa substâncias existentes no líquido seminal, como o estrogénio e prostaglandinas, as quais têm propriedades antidepressivas.


De igual modo, as mulheres que não usavam preservativo ficavam mais devastadas quando chegava ao fim uma relação amorosa e tinham muito maior apetência para encontrar rapidamente um novo parceiro sexual.


Estas conclusões têm vindo a ser consideradas sexistas - e, no limite, perigosas, visto que podem induzir mulheres a dispensar métodos de protecção das doenças sexualmente transmissíveis.


Quando o presidente da Associação Americana de Cirurgiões, Lazar Greenfeld, escreveu um artigo a realçar os resultados do estudo realizado em 2002 na revista 'Surgery News', a reacção foi tão forte que este acabou por demitir-se dos cargos que ocupava.







Fonte: Correio da Manhã