quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Terra vai ter dois sóis em 2012


Uma segunda estrela pode aparecer no céu já em 2012, revelou Brad Carter, professor de Física da Universidade Southern Queensland, na Austrália.


Segundo o investigador, uma explosão dez milhões de vezes mais brilhante que o sol formar-se-á e aparecerá Betelgeuse - uma estrela em fim de ciclo devido ao fim do combustível no seu centro.


Brad Carter frisa que, com a explosão na nebulosa de Orion, «a terra receberá de imediato um intenso brilho durante um breve período de tempo, cerca de duas semanas, vindo a desvanecer-se posteriormente e podendo não ser visível em todos os pontos da terra». Outros investigadores, contudo, são adversos a esta teoria, defendendo que a explosão pode provocar um buraco negro a uma distância de 1.300 anos luz do nosso planeta.


A detonação da velha estrela do céu nocturno - Betelgeuse - fará com que se possa observar uma chuva de neutrinos, iluminando o céu de noite. Esta explosão não afectará a vida na terra, já que a Betelgeuse é formada por elementos existentes na terra como alcatrão, ouro, prata e urânio.


Brad Carter afirma que a presença desta nova estrela só irá beneficiar a Terra já que «fornecerá elementos necessários para a sobrevivência e continuidade da espécie animal». Após a explosão, a mistura dos componentes da nova estrela farão com que a noite na terra seja 99 por cento iluminada, tornando-se também em dia.


Esta notícia, segundo o news.com.au, está a ser encarada como um presságio do apocalipse. Associado ao «Star Wars», a provável explosão da Betelgeuse já está a despertar o pânico entre algumas pessoas, provocando a procura a produtos enlatados e locais onde se possam abrigar.


Fonte: IOL

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Casais discutem 312 vezes por ano


Uma pesquisa feita no Reino Unido, com cerca de 3 mil pessoas, indica que os casais discutem em média 312 vezes por ano, principalmente às quintas-feiras por volta das 20h00, durante 10 minutos.



O estudo, encomendado por uma loja online de artigos e peças para casa de banho, revelou que a maioria das discussões começa por motivos banais, como deixar pelos na sanita, entupir o ralo da banheira com cabelos ou fazer zapping na televisão.

"Todos os casais discutem, mas ver o quanto discutem por causa de coisas simples, como tarefas domésticas, faz-nos abrir os olhos", disse o porta-voz da pesquisa, Nick Elson, acrescentando que é "muito tempo perdido em discussões, independentemente do quão irritantes sejam os hábitos de cada um".

As razões das discussões, explicadas por homens e mulheres neste estudo, revelam que a diferença de comportamentos dos sexos é a principal causa.

Aqui ficam os hábitos que mais irritam as mulheres:

1. Deixar pelos no lavatório
2. Deixar a sanita suja
3. Fazer zapping entre canais de TV
4. Não trocar o rolo de papel higiénico
5. Não baixar a tampa da sanita
6. Deixar as luzes acesas
7. Deixar chávenas sujas espalhadas pela casa
8. Toalhas molhadas no chão / na cama
9. Acumular pertences
10. Não puxar o autoclismo

E os hábitos que mais irritam os homens:

1. Demorar a arranjar-se
2. Reclamar que ele não faz nada
3. Deixar as luzes acesas
4. Entupir o ralo da banheira com cabelo
5. Acumular pertences
6. Encher o caixote de lixo além da capacidade
7. Deixar lenços de papel pela casa
8. Chávenas sujas pela casa
9. Zapping entre canais de TV
10. Assistir a telenovelas




Fonte: Correio da Manhã

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Já se fazia vinho há seis mil anos


Uma unidade de produção de vinho com 6.100 anos, a mais antiga de que há memória, foi descoberta numa gruta na Arménia, anunciou esta terça-feira uma equipa internacional de arqueólogos, citada pela AFP, escreve a Lusa.


Antes desta descoberta, os vestígios de equipamento de produção vinicula datavam de há 5.000 anos.


«Pela primeira vez, temos uma imagem arqueológica completa de uma produção de vinho com 6.100 anos de idade», congratulou-se Gregory Areshian, responsável pelas escavações e director adjunto do Instituto de Arqueologia Cotsen na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.



Fonte: IOL

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fenómeno dos pássaros mortos chega à Europa



Autoridades suecas encontraram entre 50 e 100 pássaros mortos na noite de hoje perto de Gotemburgo, Suécia, num caso semelhante a duas "chuvas" de pássaros ocorridas nos últimos dias nos EUA.


As aves, uma espécie da família dos corvos, estavam caídas sobre uma estrada junto a Falköping (sudoeste da Suécia) ao longo de dezenas de metros. O porta-voz dos serviços locais de protecção civil, Christer Olofsson, disse à agência noticiosa francesa AFP que ainda não havia explicação para as mortes, e que será feita uma autópsia aos animais.

Nos estados norte-americanos do Arkansas e da Louisiana, milhares de aves caíram mortas do céu no sábado e na segunda-feira.


Entre as potenciais explicações avançadas nos EUA para explicar estes fenómenos estão o efeito de fogos de artifício ou colisões contra cabos de alta tensão.


O director da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Luís Costa, disse hoje à agência Lusa que mantém contactos com colegas norte-americanos, "à espera de mais informações".

Luís Costa disse que ambas as explicações avançadas nos Estados Unidos são hipóteses plausíveis, acrescentando que outras possibilidades incluem os efeitos de "diferenças de pressão súbitas", outros factores meteorológicos, ou intoxicações e contaminações.

As mortes abruptas de grandes bandos de pássaros não são invulgares. Segundo dados oficiais do Serviço Nacional de Geologia norte-americano citados pela agência Associated Press, só nos EUA houve 90 casos semelhantes no segundo semestre de 2010, cinco dos quais envolveram pelo menos mil aves.

"O que não é comum é não se saber as causas", disse Luís Costa sobre os incidentes nos EUA.




Fonte: DN

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

'Fim do mundo' antecipado para 21 de Maio de 2011


Um movimento cristão norte-americano anunciou o 'fim do mundo' para 21 de Maio próximo, um ano e meio mais cedo do que a data 'prevista' pelo calendário maia: 21 de Dezembro de 2012

Centenas de norte-americanos ligados ao movimento cristão Family Radio Worldwide iniciaram nos últimos dias uma campanha internacional para anunciar que o «fim do mundo» chega a 21 de Maio de 2011.

De acordo com a Associated Press, o grupo baseia-se na interpretação que o líder, Harold Camping, antigo engenheiro civil de 89 anos, faz de várias passagens da Bíblia e de acontecimentos da história recente. A fundação do Estado de Israel, em 1948, é um dos factos apontados por Camping para afirmar que o dia do juízo final está próximo.

«Sem margem de dúvida, 21 de Maio é a data», garante Camping, que prevê para esse dia a subida aos céus das boas almas: «As restantes pessoas vão permanecer na Terra e vão passar por um período de tormento, até ao fim dos tempos».

Nos Estados Unidos, vários cartazes a anunciar a data apareceram recentemente em cidades como Bridgeport, no Connecticut, e Little Rock, no Arcansas. O movimento, que tem percorrido o país em caravanas automóveis e propagado a teoria pela rádio e pela internet, afirma que vai estender a campanha a África e à América Latina.

A maioria dos cultos cristãos, incluíndo a Igreja Católica, defende que «só Deus conhece o dia e a hora» do juízo final, condenando qualquer previsão sobre o fim dos tempos. No entanto, a ideia de uma data concreta para o fim do mundo é universalmente popular. Em anos recentes, e sobretudo através da internet, o dia 21 de Dezembro de 2012 foi apontado como possível data, devido ao suposto término do calendário maia, que no entanto é desmentido por académicos da área.

Fonte da notícia: Sol