terça-feira, 31 de agosto de 2010

Polacos querem entrar no Guiness com uma pizza de um quilómetro


Os habitantes da cidade polaca de Cracóvia querem entrar para o livro do Guiness com a mais longa pizza do mundo. Por isso, cozinharam uma pizza com mais de um quilómetro de comprimento. Na confecção, foram utilizadas mais de 3,5 toneladas de farinha.


O actual recorde, de acordo com o Guinness World Records, é de uma pizza com 407 metros de comprimento.


Para que seja considerada a mais comprida do mundo, de acordo com a BBC, a pizza polaca precisa ser um único bocado e não várias pizzas individuais menores interligadas. É esse pormenor que está ainda por esclarecer.



Fonte: IOL

Rede prostituía homens e obrigava-os a ter sexo 24 horas por dia


É algo inédito em Espanha e muito raro a nível mundial. A Polícia Nacional informou ter desarticulado uma rede internacional de exploração sexual masculina, em que as vítimas (entre 60 e 80 homens na casa dos vinte anos) eram captadas principalmente na região brasileira do Maranhão e obrigadas a prostituir-se durante 24 horas por dia.


As viagens de avião para a Europa eram pagas por cartões de crédito clonados. Primeiro viajavam para outros países e daí para Espanha, onde eram posteriormente distribuídos por diferentes habitações, segundo as necessidades da redes, escreve o jornal «El País». Em alguns locais, como em León, partilhavam clubes com mulheres. Aliás, nesta rede também foram identificadas mulheres e alguns transexuais.


Segundo os dados da polícia, os homens era obrigados a prostituir-se 24 horas por dia, usando várias drogas para se manterem activos (cocaína, popprer e Viagra). A maior parte da clientela era também ela constituída por homens de todas as idades.


A polícia deteve 14 pessoas, quase todas brasileiras. Estão acusadas de delitos contra os direitos dos cidadãos estrangeiros relativos a prostituição, contra os direitos dos trabalhadores a associação ilícita.


A maioria das vítimas pensava que iria trabalhar como dançarinos em clubes de strip ou como modelos, embora alguns estivessem conscientes que iriam trabalhar na prostituição. Neste caso, o engano aconteceu ao nível das condições de trabalho. Num primeiro momento, asseguravam-lhe que apenas teriam de pagar o bilhete de avião, mas chegavam a exigir quatro mil euros.


As vítimas tinham de entregar ao «dono» uma renda do apartamento em que trabalhavam, metade do que ganhavam e ainda mais 200 euros pelo alojamento e manutenção. Recebiam ameaças de morte constantemente.


Fonte: IOL

sábado, 21 de agosto de 2010

Vai leiloar a virgindade para «salvar» casa da família


Uma jovem húngara de 19 anos, conhecida por «Miss Primavera», está a leiloar a sua virgindade para «salvar» a casa na qual a sua família reside. A notícia é avançada pelo jornal «Globo» que cita o «Austrian Times».

O leilão está a ser efectuado por uma emissora de televisão local a «Tabu». Inicialmente a jovem tentou fazer o leilão no ebay, mas desistiu quando percebeu que o anúncio violava a política interna da Hungria.

«Estou a fazer isto pela minha família», disse a «Miss Primavera» em declarações à «Tabu». «É só por uma noite», garante acrescentando que vai salvar a família.

O último dia de leilão está marcado para 25 de Agosto. A jovem já terá recebido uma proposta de 100 mil libras de um britânico, mas recusou porque o «interessado» queria uma relação e ela «não está à procura de marido».


Fonte: IOL

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Menino pára de respirar quando dorme


Para este menino britânico de 11 anos dormir é uma situação de risco. Liam Derbyshire sofre de uma doença rara de nascença - síndrome de Ondine - que faz com que ele pare de respirar durante o sono, o que o obriga a usar ventilação artificial enquanto dorme.


Sempre que sai de casa, o menino tem de levar um ventilador portátil para o caso de adormecer.


Segundo o médico que o segue, Gary Connett, no Hospital Geral de Southampton, Liam é um caso único no mundo porque anda está vivo. Aos 11 anos, o menino já superou um cancro e tem o sistema gástrico subdesenvolvido.


«O que aqui é realmente incomum é que Liam teve um cancro e um problema nos intestinos. Não encontrei nenhum caso de crianças que tiveram estes problemas todos e sobreviveram. Isso é impressionante. Eu diria que ele é um caso único no mundo», afirmou o médico.



Fonte: Lux.pt

Portugueses descobrem gene da enxaqueca


As enxaquecas têm causa genética. A descoberta foi feita por cientistas portugueses e poderá fornecer pistas para desenvolver novos tratamentos para aquela doença incapacitante, que afecta 15 por cento da população.


Um grupo de investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto identificou variantes genéticas responsáveis por um risco aumentado de enxaqueca na população portuguesa, divulgou esta quarta-feira o ICBAS.


O estudo, publicado na revista científica «Archives of Neurology», poderá fornecer pistas para a descoberta de novas terapêuticas, que diminuam a ocorrência de enxaquecas em pessoas predispostas e atenuem a incapacidade que a doença provoca.


Os investigadores debruçaram-se sobre o gene STX1A, responsável pela produção da proteína sintaxina 1A, que regula a libertação de neurotransmissores no sistema nervoso central. Dada a conhecida importância dos neurotransmissores na enxaqueca, os investigadores consideraram ser importante explorar a ligação entre este gene e a susceptibilidade nesta doença.


A investigação envolveu um grupo de 188 doentes com enxaqueca e um grupo controlo de 287 pessoas sem enxaqueca. O objectivo foi identificar variantes que pudessem explicar a maior susceptibilidade de certas famílias portuguesas para a enxaqueca. Sendo que foram encontradas duas variantes associadas a um risco aumentado de enxaqueca no grupo de doentes.


Os resultados permitiram associar, pela primeira vez, o gene STX1A à susceptibilidade à enxaqueca, bem como identificar uma nova variante neste gene que até agora não tinha sido associado à doença.


Fonte: IOL